Hoje vou postar fotos de um trabalho que realizei para uma grande amiga e também cliente, a Camila Escudeiro!
Mas antes de mostrar o antes e depois do trabalho preciso dizer quais foram as inspirações para o estilo da peça.
Bom, me inspirei em Maria Antonieta.
Mas porque nela? Simplesmente porque ela foi a primeira pessoa que deu publicidade instantânea ao clássico estilo provençal francês.
Estilo esse que se tornaria amplamente popular!
Quem assistiu ao filme pode perceber que a casa de campo que o rei Luís Auguste fez para ela nos jardins do palácio foi completamente decorada com móveis provençais, em tons claros.
Acontece, que também me agradava o estilo rococó do palácio de Versailles, principalmente os móveis em dourado que emprestavam o luxo e a sofisticação da epóca:
Assim, me tornei portadora de uma enorme dúvida: qual estilo seguir?
O clássico e sofisticado estilo do palácio de Versailles ou o simples e chic estilo provençal (neutro) da casa de campo?
Resolvi que faria um composê de ambos. A peça seria simples, mas com um quê de sofisticação!
Uma vez decidido o estilo, passei para a transformação. Mas antes tirei uma foto da peça em seu estado natural, porque só assim seria possível observar o tamanho da transformação:
Como se vê na foto, o criado é no estilo 'barroco'. Possui vários entalhes, principalmente nos quatro pés e nos detalhes superiores laterais. Um mimo!
Infelizmente, ele sofreu bastante a ação do tempo. O sol ao entrar em contato com o verniz acabou amarelando toda a peça e deixando o tampo excessivamente judiado.
Mas nada que não pudesse ser resolvido com muita disposição e paciência!
Depois de muito cuidado com a peça, ou seja, depois de restaurá-la completamente passei para a etapa final de pintura e o resultado foi o seguinte:
(detalhe do tampo completamente restaurado)
A peça foi pintada em branco neve acetinado e sofreu leves desgastes sendo automaticamente transformada no estilo provençal.
Como eu optei por mesclar os dois estilos (clássico sofisticado e provençal) foi feita a aplicação de 'folhas de ouro' nos detalhes barrocos do criado, resultando assim num requinte clássico que traduz completamente o estilo Maria Antonieta de ser.
O puxador também foi trocado por um de cerâmica com detalhes dourados. Dando leveza.
Minha amiga amou o resultado e eu também!
E vocês, o que acharam?
Um beijo e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário