Obrigada por visitar meu blog!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Provence.

Você já ouviu falar no Estilo Provençal??








                       
                             
Com certeza os blogueiros e blogueiras já devem ter visto em lojas, ateliês e até mesmo em shopping's aqueles móveis branquinhos e propositalmente desgastados, a fim de ficar com uma aparência mais antiquada. Sem dúvida os móveis provençais estão na lista de desejos de muitas pessoas, principalmente pelo requinte, sofisticação e claridade que eles proporcionam aos ambientes. Confesso que estou "in love" pelo estilo, tanto que é a primeira opção que ofereço aos meus clientes quando sou perguntada sobre qual é o meu estilo preferido. Eu adoro a paz que ele proporciona.

Mas de onde veio tal estilo??

Ele tem sua origem na região da Provença, que fica ao sul da França. A Provença é uma terra solar, sinônimo de província, de campos e de fortes sabores: ervas, alho e azeite.


                             


                                     (campo de lavanda em Provença)

Conta-se que a população francesa  copiava os luxuosos móveis franceses dos séculos XVI e XVII, pois não possuíam recursos financeiros suficientes para comprá-los.
 Os artesãos da época, para esconder os defeitos da madeira inferior, inventaram uma mistura a base de gesso e de cola denominada: gessocré . Tal mistura disfarçava as imperfeições da madeira. Porém, com o passar do tempo, o "gessocré"  se desgastava e o móvel adquiria uma aparência envelhecida, surgindo assim o estilo provençal que conhecemos hoje.

                                       

Atualmente, tais móveis são sinônimo de elegância, tendo por vezes o preço bem elevado. São conhecidos também pelo nome: french country style.
Entretanto não predomina somente o romantismo do branco. Também aparecem móveis em estilo rústico, um certo estilo rural dos franceses nas seguintes cores: tons de amarelo, verde, madeiras escurecidas misturadas com branco, artefatos em ferro, tudo podendo ser contrastado com objetos mais delicados de porcelana.
Os móveis permanecem com o típico acabamento francês, mas nada impede que a delicadeza se misture com algo mais rústico.


                           

Finalizando, vou postar algumas fotos da restauração de um móvel, um "buffet" pra ser mais exata, que fiz para uma querida cliente. Fiz no estilo provençal.


  Começando a transformação eu passei um fundo preparador, já pigmentado na cor castanha. Apesar de parecer um tom de berinjela. Nessa etapa, aproveitei para tapar os buracos com massa para madeira, a fim de deixar a peça com aspecto fino e laqueado!

                                               
Aqui, já com a segunda demão na cor castanho. Vale lembrar, que o estilo provençal possui fundo escuro e posteriormente passamos o branco por cima. Deve ser feito assim para que, quando for realizado o desgaste a cor de fundo apareça.

    E finalmente,  pintado de branco. Ahhh, optamos por deixar o fundo castanho na parte de dentro do móvel, para dar um charme.

                                                         
                         

                               
                     
                                     

                               
                         

Prometo que coloco a foto final com o "buffet" já montado em breve! Não pude fazê-lo por motivos de força maior!

Espero que vocês tenham curtido o estilo provençal! Quem tiver interesse em fazer uma transformação nesse estilo (ou em outro) pode falar comigo, através de comentários aqui no blog, por orkut ou facebook. Será um prazer atendê-los.

Um beijinho e até a próxima!               

Nenhum comentário: